quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Afinal o que são células-tronco?

Células-tronco são células primitivas, também conhecidas como células estaminais são indiferenciadas (não possuem uma função determinada), se caracterizam pela capacidade de se transformar em diversos tipos de tecidos que formam o corpo humano. Ou seja, são células que têm a capacidade de se transformar em outros tipos de células, incluindo as do cérebro, coração, ossos, músculos e pele.
Tipos de célula-tronco: 
1. Totipotentes - podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias; 
2. Pluripotentes - podem produzir todos os tipos celulares do embrião; 
3. Multipotentes - podem produzir células de várias linhagens; 
4.Oligopotentes - podem produzir células dentro de uma única linhagem 
5.Unipotentes - produzem somente um único tipo celular maduro. 

Os cientistas trabalham com dois tipos de células-tronco as Embrionarias (pluripontentes) e adulta (multipotentes), cujas funções são: 

Células-Tronco embrionárias: são extraídas ainda na fase embrionária. Apresentam uma grande capacidade de se transformar em qualquer outro tipo de célula. Embora apresentem esta capacidade, as pesquisas médicas com estes tipos de células ainda encontram-se em fase de testes.

Células-Tronco adultas: a célula-tronco adulta é uma célula indiferenciada encontrada em um tecido diferenciado, que pode renovar-se e (com certa limitação) diferenciar-se para produzir o tipo de célula especializada do tecido do qual se origina. 

Células tronco de tecido embrionário
Células tronco de tecidos maduros

Utilização de células-tronco 
As células-tronco oferecem a possibilidade de uma fonte de reposição de células e tecidos para tratar um grande número de doenças incluindo o Mal de Parkinson, Alzheimer, traumatismo da medula espinhal, infarto, queimaduras, doenças do coração, diabetes, osteo-artrite e artrite reumatoide. 

No Brasil, os tratamentos com células-tronco são feitos apenas em grandes centros de pesquisa, como os grandes hospitais e somente para pacientes que assinam um termo de consentimento e concordam em participar desses estudos clínicos. 

Recentemente, o Ministério da Saúde aprovou um orçamento de R$ 13 milhões em três anos para a pesquisa das células-tronco da qual participam hospitais como o Instituto do Coração – SP e Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras – RJ. Serão estudadas as cardiopatias chagásicas, o infarto agudo do miocárdio, a cardiomiopatia dilatada e a doença isquêmica crônica do coração.
Além dessa pesquisa, o Brasil está investindo em terapia com células-tronco para doenças como a distrofia muscular, esclerose múltipla, câncer, traumatismo de medula espinhal, diabetes etc. 


Questões éticas e religiosas

As pesquisas genéticas e os tratamentos com células-tronco embrionárias recebem fortes críticas de diversos setores da sociedade, em especial dos religiosos. Por considerarem os embriões como sendo uma vida em formação, religiosos conservadores afirmam que manipular ou sacrificar embriões de seres humanos constitui um assassinato. Em países mais conservadores, as pesquisas estão paradas ou limitadas à utilização das células adultas.
A questão que se coloca nos debates é justamente neste sentido: Devemos evoluir a medicina e buscar a cura de doenças a qualquer preço?

Legislação

Brasil: A Lei de Biossegurança – lei nº 11105/05 Permite as pesquisas com células tronco embrionárias, com algumas restrições. Apenas embriões inviáveis ( não utilizados na fertilização in vitro). Embriões congelados há mais de 3 anos. A lei também proíbe a comercialização de material produzido a partir de células tronco.

Legislação em outros países

EUA: É proibida a aplicação de verbas do GOVERNO FEDERAL a qualquer pesquisa que envolva embriões humanos, a não ser para aquelas feitas com células embrionárias obtidas antes de 2001, quando a lei foi aprovada.

Itália: Proíbe qualquer tipo de pesquisa com células-tronco embrionárias humanas, bem como a sua importação.

Reino Unido: Bem liberal.Permite até mesmo a clonagem terapêutica – os cientistas criam embriões por meio da clonagem para sua posterior destruição.

Teste seus conhecimentos com um teste online sobre o assunto aqui.


Fonte:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/celulas-tronco/celulas-tronco.php
http://www.blogintellectus.com.br/biologia/index.php/2010/03/mas-o-que-e-mesmo-uma-celula-tronco-hein/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/celulas-tronco/celulas-tronco.php
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/celulas-tronco.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!