quarta-feira, 17 de abril de 2013

Índice de Massa Corporal

O IMC (Índice de Massa Corporal), é uma maneira de avaliar se estamos com o peso ideal, compatível
com nossa altura.
Como toda padronização tem algumas falhas, em crianças e em pessoas musculosas por exemplo. Mas continua sendo um maneira válida para fazer essa avaliação.
O IMC é calculado dividindo o peso do indivíduo em quilos, pelo quadrado de sua altura em metros.


 IMC = peso
            atura²

A classificação do peso na tabela do IMC são os seguintes:
Abaixo do peso 18,5
Peso normal 18,5 - 24,9
Sobrepeso 25,0 - 29,9
Obesidade Grau I 30,0 - 34,9
Obesidade Grau II 35,0 - 39,9
Obesidade Grau III 40,0

 

terça-feira, 16 de abril de 2013

Curso Atualização no manejo clínico da dengue oferecido pelo UNASUS


Este curso é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). O objetivo da iniciativa é fazer com que médicos e enfermeiros da atenção básica e da urgência e emergência aprendam ou se aperfeiçoem no diagnóstico e tratamento da dengue. A expectativa é de que a capacitação dos profissionais, por meio de quatro casos clínicos que ocorrem comumente no dia a dia, possibilite uma redução ainda maior dos casos graves e da mortalidade pela doença.

O curso é composto por módulos, totalmente autoinstrutivo, não há tutores, podendo ser feito diretamente pela internet. Enfermeiros e médicos podem ainda compartilhar experiências por meio de redes sociais, como o Facebook e, também, participar de enquetes e fórum de discussão promovidos na plataforma do curso.

Fonte: Jarbas Barbosa - Secretário de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde

domingo, 7 de abril de 2013

Dia Mundial da Saúde - Tema 2013: Hipertensão

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas e alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.

Este ano o tema para alerta no dia mundial da saúde é o controle da hipertensão.

A hipertensão é uma doença crônica que causa a morte de 9,4 milhões de pessoas por ano em todo mundo, e esta relacionada com 45% dos problemas cardíacos e 51% dos acidentes vasculares encefálicos, segundo a OMS.

A hipertensão é prevenível e tratável, a OMS cobrou a união de esforços de governos, profissionais de saúde, sociedade civil e setor privado, para reduzir o impacto do problema no mundo. Através da orientação para que a população se previna com ações como: reduzir a ingestão de sal; comer de forma balanceada; evitar o consumo nocivo do álcool; praticar atividade física; e evitar o fumo.



E conheça também o site da Sociedade Brasileira de Hipertensão: http://www.sbh.org.br/geral/geral.asp




quarta-feira, 3 de abril de 2013

Edital Concurso ANVISA para Enfermagem 2013


Ola pessoal a ANVISA abriu concurso em 2013 com 135 vagas para enfermeiras/os na área de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, a sede é em Brasilia.

Entre no link: http://concursosnobrasil.com.br/concursos/edital/edital-concurso-anvisa.html e veja o edital para concurso da ANVISA para o cargo de enfermagem.

portal.anvisa.gov.br
Agência define novas datas do concurso nesta sexta, dia 28


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Cetro Concursos, organizadora, devem divulgar nesta sexta-feira, dia 28, o edital de reaplicação das provas, bem como as demais informações referentes ao prosseguimento do concurso. Os exames realizados no último dia 2 foram anulados, devido às ocorrências que comprometeram a sua lisura e isonomia. Espera-se que a nova prova seja marcada para o fim de julho ou para agosto, uma vez que há outros concursos de nível nacional para serem realizados (aos domingos) até meados do próximo mês. Com isso, pode ser que a Cetro não consiga reservar locais suficientes para alocar os mais de 125 mil inscritos, se quiser optar por esses dias.

Quem desejar poderá desistir do concurso e terá o valor da taxa de inscrição devolvido (R$50 ou R$70). As informações de como proceder para fazer valer esse direito constarão no edital. Estão em oferta 314 vagas, todas em Brasília, sendo 100 para técnico em regulação e vigilância sanitária, 28 para técnico administrativo, 157 para especialista em regulação e vigilância sanitária e 29 para analista administrativo. 

Fonte: folha dirigida