sábado, 13 de outubro de 2012

Seja o amigo secreto de alguém por toda a vida, doe sangue!!!

Por que doar?

Ninguém está livre de precisar de uma transfusão de sangue. Ninguém está livre de sofrer um acidente, de passar por uma cirurgia ou por um procedimento médico em que a transfusão seja absolutamente indispensável. A ciência avançou muito e fez várias descobertas. Mas ainda não foi encontrado um substituto para o sangue humano. Por isso, sempre que precisa de uma transfusão de sangue, a pessoa só pode contar com a solidariedade de outras pessoas. Doar sangue é simples, rápido e seguro. Mas, para quem o recebe, esse gesto não é nada simples: vale a vida. Seja doador voluntário. Faz bem também para você. Porque a satisfação de salvar vidas é a maior recompensa. 

Requisitos básicos
  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
  • Pesar no mínimo 50 kg.
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
  • Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de 
    Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

    Você sabia que: 
  • Quatro é o número de vidas que podem ser salvas com cada doação de sangue. A doação de sangue não engrossa nem afina o sangue. Mulheres podem doar sangue mesmo no período menstrual.
  • A doação de sangue não oferece ao doador nenhum risco de contrair doenças infecciosas. Portanto, você não corre risco de contrair AIDS ou Hepatite com a doação de sangue.
  • O sangue doado é testado para seis doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatite B, Hepatite C, HIV, HTLV, Sífilis e doença de Chagas.
  • Plasma é a parte líquida do sangue e corresponde a cerca de 55% do seu volume. Os outros 45% do volume do sangue são representados pelas células: glóbulos vermelhos, plaquetas e glóbulos brancos.
  • Glóbulos vermelhos ou hemácias são células que têm a função de transportar oxigênio dos pulmões para os tecidos e gás carbônico dos tecidos para os pulmões. São essas células que dão a cor vermelha ao sangue. 
  • Plaquetas são pequenos fragmentos celulares cuja função é ajudar na coagulação do sangue, evitando sangramento em excesso. Glóbulos brancos ou leucócitos são células responsáveis pela defesa do organismo contra infecções. Todas as células do sangue são produzidas na medula dos ossos.
  • Uma unidade de sangue total doado pode ser fracionada em concentrado de hemácias, plasma, concentrado de plaquetas e crioprecipitado. A validade de um concentrado de hemácias varia de 35 a 42 dias. A validade de um concentrado de plaquetas é de apenas 5 dias. A validade de uma unidade de plasma varia de 1 a 5 anos.
  • Aférese é um tipo especial de doação que permite a coleta de apenas um componente do sangue. Pela técnica de aférese é possível doar separadamente plasma, plaquetas, leucócitos ou hemácias.
  • Para o homem, após uma doação de 450 ml de sangue o plasma é reposto em 48 a 72 horas, os glóbulos vermelhos em aproximadamente 4 semanas e o estoque de ferro em aproximadamente 8 semanas. E para a mulher, após uma doação de 450 ml de sangue: o plasma é reposto em 48 a 72 horas, os glóbulos vermelhos em aproximadamente 4 semanas e o estoque de ferro em aproximadamente 12 semanas.
Sangue Tipo:Doa para:Recebe de:
AA  e  ABA  e  O
BB  e  ABB  e O
ABABA, B, AB e O
OA, B, AB e OO
Rh PositivoRh Positivo
Rh Positivo Rh Negativo
Rh Negativo
Rh Positivo
Rh Negativo
Rh Negativo




Conheça as etapas da doação de sangue e os cuidados pós-doação. E para quem gosta de imunohemato pode conferir uma aula sobre o sistema ABO e Rh clicando aqui.






Um comentário:

  1. Sempre vou doar sangue e agora fiquei mais animado ainda para doar. Parabéns Júlia Fortes.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!