segunda-feira, 1 de julho de 2013

Ministério da Saúde incorpora vacina contra HPV ao SUS

O Ministério da Saúde anunciou a incorporação ao Sistema Único de Saúde da vacina contra o papilomavírus (HPV), usada na prevenção de câncer de colo do útero. O vírus HPV é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero, segundo que mais atinge mulheres, atrás apenas do câncer de mama. 

Em 2014, meninas de 10 e 11 anos receberão as três doses necessárias para a imunização. A meta é vacinar 80% do público-alvo. A vacina que estará disponível na rede pública é a quadrivalente, usada na prevenção contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer. E a prevenção da doença tem eficácia comprovada para pessoas que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer.

A vacina será aplicada  com autorização dos pais no esquema: primeira dose, segunda após dois meses e terceira dose após seis meses. E a imunização irá ocorrer em unidades de saúde e escolas.

Encontre mais informações sobre o HPVem: http://saude.terra.com.br/doencas-e-tratamentos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!